sábado, 28 de março de 2009

Modelos de Comunicação


Modelos de comunicação

Existem 4 modelos estruturantes: Os modelos Básicos ou lineares de comunicação, modelos Cibernéticos, modelos de comunicação de Massas e os modelos culturais (ou socioculturais).
Os modelos Básicos ou lineares de comunicação tiveram influência directa ou indirecta de “Harold Lasswell” em que considerava a comunicação enquanto fenómeno que o decompunha em cinco partes fundamentais, representando cada uma um fenómeno. Para “Harold Lasswell” um meio de descrever um acto de comunicar é responder às questões “quem? (emissor), Diz o quê? (mensagem), Através de que meio? (canal), A quem? (receptor), Com que efeito? (efeito).
Assim “Harold Lasswell” formula os correspondentes campos de comunicação. Este esquema descritivo de “Harold Lasswell” estabelece a análise dos actos comunicativos. Este esquema aplica-se a vários níveis de comunicação. O esquema baseia-se em três premissas fundamentais:
1) É um processo assimétrico em que o emissor activo produz um estímulo para o receptor que é passivo;
2) Retrata um processo comunicativo intencional;
3) É um processo que emissor e receptor surgem isolados.
Este esquema de “Harold Lasswell” caracteriza-se por apresentar um sujeito estimulador (que provoca respostas no receptor), estímulos comunicativos (geram uma conduta comunicativa), instrumentos comunicativos (linguagens, métodos, técnicas) e experimental que recebe esses estímulos e reage a esses estímulos.
Quanto ao modelo de “Shannon” e “Weaver” é um modelo matemático que descreve a comunicação como um processo direito ou unidireccional. Para “Shannon” e “Weaver” o receptor descodifica a mensagem e repõe – a numa forma compreensiva para o destinatário.
O modelo cibernético mencionado por Platão de forma vaga mas reforçado por Robert Wiener que o considerou a “teoria da regulação e comunicação, quer na máquina quer no Homem, ou seja, a cibernética torna-se capaz de “assegurar a eficácia da acção”, onde a retroacção, alcança papel fundamental. A retroacção ou feedback torna-se uma evidência na divulgação de uma mensagem, na audiência e expansão de uma mensagem, ou seja, o feedback é deduzido.
O modelo de comunicação de massas o emissor é a fonte de comunicação e o receptor é colectivo. As operações codificação, interpretação e descodificação dá – se nas fontes exteriores como por exemplo jornal, jornalistas. As mensagens emitidas são múltiplas, mas idênticas. Por exemplo numa notícia do telejornal todos a vão descodificar, interpretar e codificar. Depois disto, cada um vai continuar a descodificar, interpretar e codificar em grupo. Este modelo provoca um feedback induzido.
Os modelos culturais de Edgar Morin são fundamentais no estudo da cultura de massas. O investigador centra a análise na cultura de massas. Segundo Edgar Morin, a cultura de massas é um produto de um processo dialéctico entre criação, produção e consumo.

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