segunda-feira, 23 de março de 2009

Epistemologia da Comunicação - Entropia

Entropia
A entropia → define-se como a medida do grau de desordem de um dado sistema de comunicação, a falta de previsibilidade numa situação, resultando em incerteza.
Assim, numa mensagem de baixa previsibilidade é entrópica e com muita informação.
Como fenómeno oposto à redundância, temos a entropia. Num sistema, a informação é uma medida do seu grau de organização, do mesmo modo que a entropia é uma medida do seu grau de desorganização.
Exemplo de Entropia: Um professor instalando o caos, a dúvida, a incerteza, provocando a discussão, partindo do fim para o princípio, usando a entropia, chega ao conhecimento. O partir do empírico para o científico.
É como contar uma história, com todo o seu enredo, narrando todos os pormenores até chegar à moral da história. Os alunos gostam de um professor que os surpreenda, que traga novidades, que utilize a entropia, que seja imprevisível, que varie as suas técnicas e métodos de organizar o processo de ensino-aprendizagem.

Redundância
Redundância
→ define-se como medida do grau de ordem de um dado sistema de comunicação, com previsibilidade elevada numa situação, resultando na certeza.
A redundância é oposta da entropia. Assim, numa mensagem de elevada previsibilidade é redundante e com pouca informação.
Na redundância existe uma redução de informação da mensagem devido à repetição de unidades ou grande previsibilidade dessas unidades.
A redundância desempenha um papel vital na comunicação para organizar e manter a compreensibilidade da mensagem, ajudando a estabelecer um valor óptimo para a compreensão da mensagem.
Na comunicação quotidiana encontramos redundância no acto de unir gestos e fala. Na própria linguagem, por exemplo: quando dizemos “nós estamos aqui”.
Exemplo de redundância: Quando nos encontramos em ambiente de sala de aula, constatamos que o docente recorre inúmeras vezes à superabundância de palavras e à utilização de gestos e expressões corporais que visam reforçar o discurso oral.
Os elementos de redundância são utilizados de uma forma comum e necessária na comunicação oral. Pois, embora, em certos casos, a informação possa ser redundante, a redundância pode ser útil para a melhor apreensão e compreensão da mensagem.

Ruído
Ruído
→ é um conjunto de sons desagradáveis e/ou perigosos, capazes de alterar o bem-estar fisiológico ou psicológico das pessoas, de provocar lesões auditivas que podem levar à surdez e de prejudicar a qualidade e quantidade do trabalho.
Exemplo de Ruído: Dialogarem dois amigos num bar onde a música está num som bastante elevado.

Informação e Comunicação:

Informação: Informação é um conceito ligado à comunicação. Só existe comunicação se houver informação.
O conceito, a noção que temos de informação é bem vago e intuitivo.
Entretanto, não temos uma definição precisa do que é informação. Não temos uma definição que diga o que é e o que não é informação. Sabemos intuitivamente o que é informação, mas não conseguimos descrever, em palavras, o que é informação.
Exemplos de Informação: Quando fazemos uma pergunta, estamos pedindo informação. Quando assistimos televisão ou um filme, estamos absorvendo informação.
Ao ler um jornal, uma revista em quadrinhos, ou ao ouvir uma música, sabemos que estamos lidando com algum tipo de informação. Até quando contamos uma piada estamos transmitindo informação. Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo, durante todo o tempo.

Comunicação: Comunicação é um conceito umbilicalmente ligado à informação. Informação sem ser comunicada, de nada vale, desaparece, precisa de ser recriada.
Na comunicação dá-se o processo de comunicação em que os elementos participantes são o emissor (es) e receptor (es) e a mensagem.
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim.
Exemplo de Comunicação: Duas pessoas tendo uma conversa face – a- face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permite interagir com as outras pessoas.Epistemologia da Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário