sábado, 28 de março de 2009


1) Dentro dos Níveis de Comunicação diga qual, ou quais, na sua opinião condicionam mais a prática docente.
Nenhum nível condiciona a pratica docente porque os quatro níveis ou contextos de comunicação não podem estar separados. Como afirma o autor Stephen Littlejonh, devemos "olhar para eles como uma hierarquia de contextos ajustados uns aos outros, em que o nível superior inclui o inferior mas acrescenta algumas características e qualidades adicionais". Assim na perspectiva do autor há uma interrelacionalidade dos quatro contextos ou níveis de comunicação.
O nível de comunicação interpessoal caracteriza-se essencialmente pelos seus axiomas.É imprescindível e impossível evitar comunicação, mesmo que o ser Humano não se esforce e/ou não queira. Por exemplo o nosso silêncio quando estamos chateados com alguém é comunicação, as nossas acções boas ou más relações são comunicação, reacções, olhares, gestos e até formas de posicionar o nosso corpo são comunicação. Como afirma o autor Paul Watzlawick "não se pode não comunicar". Assim podemos dizer que a comunicação acontece quando é intencional e/ou não intencional. Tudo possui um valor de mensagem, haja actividade ou não actividade.
Qualquer comunicação implica um compromisso e define uma relação, ou seja, toda a comunicação tem um aspecto de conteúdo e um aspecto de relação. Assim com a comunicação dá-se a metacomunicação, ou seja, vai para lá das barreiras da comunicação na medida em que os conteúdos da informação provocam e estabelecem uma relação.
Na comunicação há sempre uma analogia entre o emissor e o receptor e relação causa-efeito. Por exemplo a comunicação entre duas pessoas que falam línguas diferentes e pertencem a culturas diferentes conseguem estabelecer algum entendimento entre si porque há comunicação analógica. Assim os seres Humanos comunicam digital e analogicamente.
Na comunicação há permutas comunicacionais simétricas ou complementares, ou seja, baseiam-se na igualdade e na diferença. Por exemplo dois comunicadores numa relação que se comportam de um modo semelhante, designa-se relação simetria; e dois comunicadores que se comportam de um modo Dissemelhante, designa-se relação complementar.
Nos relacionamentos correntes do dia a dia há uma combinação de interacções complementares e simétricas.

3) Segundo Watzlawick, existem 5 axiomas na sua teoria da comunicação entre dois indivíduos. Se um destes axiomas por alguma razão não funcionar, a comunicação pode falhar.Porquê?
A comunicação não falha, porque no momento em que comunicamos os axiomas estão sempre patentes, independentemente do(s) contexto(s) e circunstâncias de comunicação.
Como afirma o autor Paul Watzlawick há sempre comunicação haja actividade ou inactividade no sujeito, tudo é, e possui mensagem.
Segundo o autor, na comunicação dá-se a metacomunicação em que o emissor/receptor estabelece uma relação, consequência do conteúdo, ou seja, quando se dá a comunicação passa-se para o "patamar" da metacomunicação em que os conteúdos da mensagem provocam e estabelecem relação, interiorizam-se, entranham-se. Para o autor toda a comunicação tem um conteúdo e uma relação em que os dois modos de comunicação existem lado a lado e se complementam em todas as mensagens.
O autor também menciona que na comunicação há uma relação de simetria (dois comunicadores numa relação se comportam de um modo semelhante) e de relação complementar (dois comunicadores numa relação se comportam de modo dissemelhante). Assim o ser humano é um ser de comunicação com interacções complementares e assimétricas.
Os 5 axiomas, segundo Paul Watzlawick, funcionam em congruência, encadeados e com alguma dependência uns dos outros para se concretizar o processo comunicacional.

4) A comunicação de massas é um tema muito debatido na sociedade actual, principalmente pelas influências que gera.Comente a importância deste nível (massas) para a prática docente.
A comunicação de massas na prática docente tem repercussões na homogeneização do pensamento dos alunos, tornando-os muito idênticos na forma de pensar, agir e "vêr" o mundo que os envolve. Essa homogeneização cria nos alunos comportamentos, pensamentos, atitudes e gostos idênticos que dificultam o processo de ensino-aprendizagem. Assim os alunos desenvolvem pouco o seu pensamento pessoal e a sua autonomia nos diferentes âmbitos Escolares e sociológicos.
Estes alunos remetem para 2º plano o pensamento Individual na sua aprendizagem, uma vez que tem imensas influências da comunicação de massas, não conseguindo sair do pensamento usual que todos recorrem e são influenciáveis.

1 comentário:

  1. Já que estamos a tratar da comunicação e dos vários niveis de comunicação, importa salientar que a primeira preocupação do comunicador deve ir no sentido de saber comunicar, saber dialogar, para não cair em erro ou se perder.
    E para que isso não aconteça dou-te um conselho Josepaulo, lê a obra "Saber Comunicar, Saber Dialogar" de Friedemann Schulz von Thun Roswitha Stratmann Johannes Ruppel
    Capa mole. Editorial Presença, 2007
    ISBN 9722337459 / 972-23-3745-9 / 9789722337458 Quantas vezes já foste vítima de injustiças e mais tarde vens a descobrir que tudo não passou de um mal-entendido? É precisamente para que isso não volte a acontecer que a presente obra foi criada, no sentido de ajudar todos quantos no seu dia a dia lidem com relações interpessoais e daí resulte o sucesso ou insucesso do trabalho a que se propõem. Praticamente uma inevitabilidade, a comunicação estabelece-se centenas de vezes diariamente, com os mais variados interlocutores, dependendo grandes negócios do poder de sabermos comunicar correctamente a nossa mensagem e garantir que o receptor a entenda na perfeição, sem dar origem a informações pouco claras que muitas vezes podem resultar em erros. Os autores desta obra ensinam como equilibrar profissionalismo e humanidade, gerir problemas e conflitos e saber ouvir e apelar, adaptando-nos às mais diversas situações. A versatilidade é um dos requisitos para o estabelecimento eficaz da comunicação, porquanto deveremos saber adequar-nos ao meio envolvente e ao tipo de espectador a que nos dirigimos. Através de exercícios que são incluídos no livro, podemos começar já a pôr em prática os exemplos. Experimenta e verás os resultados!

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